Boletins da Divisão de Saúde do Trabalhador

By In Notas e Comunicados On 04/11/2020

No mês de setembro de 2020, foi recomposta a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora- CISTT do Acre – CISTT/AC, na qual o Conselho Regional de Farmácia é parte constituinte, estando os farmacêuticos representados pelas Conselheiras Dra. Luana Christina Esteves das Neves e a Dra. Mariama Frizoni da Cruz Carvalho, publicado em Resolução CES Nº. 13 DE 21 DE Setembro De 2020.

A CISTT é uma Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990. Ela tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Portanto, sua instalação é OBRIGATÓRIA e indispensável nos conselhos de saúde.

A Comissão tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja execução envolva ou não áreas compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, mas que zelam ou têm interface com a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A CISTT é um instrumento fundamental para a construção e a implementação das ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, conforme mencionado nas Portarias nº 3.120/98, nº 3.908/98, nº 1.679/02, nº 2.728/09 e nº 1.823/12 do Ministério da Saúde.

Todos os trabalhadores, homens e mulheres, independentemente de sua localização, urbana ou rural, de sua forma de inserção no mercado de trabalho, formal ou informal, de seu vínculo empregatício, público ou privado, assalariado, autônomo, avulso, temporário, cooperativados, aprendiz, estagiário, doméstico, aposentado ou desempregado, etc… são sujeitos ao acompanhamento da CISTT e de atuação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora –PNSTT.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram. Esses dados podem ser de extrema valia para as negociações feitas pelos sindicatos e também para a formulação de políticas públicas. Os dados são consolidados através de Boletins os quais serão divulgados no site do CRF/Acre.

O que é:

• unidade regional especializada no atendimento à saúde do trabalhador;
  • tem como modelo a Atenção Básica de Saúde;
  • é vinculado à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).

O que faz:

• presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho;
  • realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores;
  • investiga as condições do ambiente de trabalho utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária.

Contatos:

CEREST – (68) 3223-4266

CISTT – (68) 3215-2622

Fontes:

Ministério da Saúde. Para saber as coisas: falando da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e doenças relacionadas ao trabalho.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Conheça a CISTT : Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora / Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

Acesse aos boletins já publicados clicando AQUI