CRF ACRE É CONTRA VENDA DE MEDICAMENTOS EM SUPERMERCADOS

O CRF/AC atua fortemente à favor da saúde da população. Na audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, na ultima terça-feira, 27, o Conselho Regional de Farmácia do Acre – CRF/AC, junto com o Conselho Federal de farmácia – CFF, se posicionou contrário à aprovação do Projeto de Lei 9482/18, que permite a venda de medicamentos, que não precisam de receita, em supermercados e outros estabelecimentos.
 O presidente do CRF/AC, João Vitor Italiano Braz, teme que a medida aumente a automedicação e por consequência, a intoxicacao medicamentosa, causando ainda mais problemas ao Sistema Único de Saúde – SUS . “ A intoxicação é um grave problema de saúde pública e essa liberação, poderá agravar ainda mais essa situação”, cita o presidente.
João Vítor destaca que O CRF Acre já lançou em suas redes sociais, campanha contrária à aprovação da PL, divulgando inclusive os endereços eletrônicos dos parlamentares que querem aprovação do projeto, para que os farmacêuticos e a sociedade civil, possam se manifestar contrários ao PL. O Conselheiro Federal Romeu Cordeiro, ressalta também que medicamentos isentos de prescrição não são isentos de riscos. ” O Brasil possui 85 mil farmácias e 220 mil farmacêuticos, não havendo argumentação econômica, sanitária ou social que justifique a venda de medicamentos em supermercados e similares” .
Durante a audiência em Brasília, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter João, apresentou dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que apontam casos de intoxicação de medicamentos por hora no país e afirmou que o foco da discussão, é econômico e não leva em conta os riscos para a saúde da população. “O país não pode retroagir”, citou o presidente lembrando que foi um grande avanço a aprovação da Lei nº 13.021/14, que ratificou a obrigatoriedade da dispensação do medicamento somente sob a responsabilidade técnica do farmacêutico e nivelou as farmácias ao status de estabelecimentos de saúde”.
 O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), que também é o relator do projeto, pretende apresentar seu parecer na próxima semana. O projeto também está sendo analisado pelo corpo técnico da ANVISA e a diretoria deve se posicionar oficialmente sobre o tema nos próximos dias.
CRF ACRE É CONTRA VENDA DE MEDICAMENTOS EM SUPERMERCADOS