Atuação do farmacêutico nas campanhas contra a violência doméstica à mulher

By In Notas e Comunicados, Notícias On 02/07/2020

Existem duas campanhas ativas no Acre contra a violência doméstica, especialmente à mulher, e que podem envolver farmácias, farmacêuticos e suas equipes.

Campanha Sinal Vermelho

Criada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi lançada em 10/06/2020 e é apoiada pelo Conselho Federal de Farmácia.

Como?

Por meio de um símbolo: a vítima desenha um “X” na mão e exibe ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia, que poderá receber auxílio e acionar as autoridades competentes. A adesão da farmácia e do farmacêutico é voluntária. Informações complementares Aqui.

Campanha Mulher conte comigo! Você não está sozinha.

Criada Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), lançada em junho de 2020 com a parceria do Ministério Público MPE- Acre, Conselho Estadual de Segurança e CRF/ACRE.

Como?

A farmácia que desejar participar irá receber um cartaz para divulgação dos canais de denúncia: 180, 181 e 190, disponibilizado pela OAB Acre.

A participação é voluntária,  dos farmacêuticos, de suas equipes, e das farmácias, porém de grande importância, devido à responsabilidade que possuem os farmacêuticos, enquanto profissionais da saúde, e as farmácias, enquanto serviços assistenciais de saúde, em relação à promoção da saúde e da vida.