Dia Internacional do Farmacêutico – Vereadores de Rio Branco homenagearam farmacêuticos

Em Ato Solene proposto pelo vereador Laércio da Farmácia, os farmacêuticos foram homenageados pela Câmara Municipal de Rio Branco, na manhã desta quarta feira, 25, em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico.

Citando as mais de 130 áreas de atuação do farmacêutico e os avanços da categoria garantidos pelo Conselho Regional de Farmácia do Acre, o presidente do CRF, João Vitor Italiano Braz, agradeceu pela homenagem em nome da categoria e citou uma frase. ” Em cada medicamento que cura as dores da humanidade existe a ciência de um Farmacêutico”.

No Acre há 580 farmacêuticos, muitos já formados no próprio Estado, onde há duas faculdades que oferecem o Curso de Farmácia, que é de cinco anos.

O vereador Laércio, que é Farmacêutico, citou o orgulho de fazer parte da categoria e ao mesmo tempo homenagea la.

” Nós somos Farmacêuticos somos de fundamental importância na prestação de uma saúde de qualidade para a população e nada mais justo do que essa homenagem neste Dia International do Farmacêutico”.

Receita Legal

O conselheiro federal Romeu Cordeiro, provocou a Câmara para que haja convocação dos Conselhos de Medicina, de Medicina Veterinária e de Odontologia para um debate sobre o perigo que as receitas ilegíveis, representam para a sociedade.

” Pedimos que a Mesa Diretora   convoque  os Conselhos de categorias profissionais prescritoras, como o de Medicina, de Medicina Veterinária e de odontologia para um debate sobre receitas , porque não é possível que a categoria continue sofrendo constrangimento na hora de dispensar o medicamento em unidades de saúde ou farmácias, sem conseguir entender o que está escrito. Isso representa um grande risco para a sociedade,” alertou  ele, lembrando que o tanto o Conselho Federal de Farmácia quanto o  Conselho Regional de Farmácia do Acre desenvolvem  campanhas onde os farmacêuticos podem denunciar receitas ilegíveis.