Farmacêutica atua no enfrentamento a Covid-19 em município de Marechal Thaumaturgo

Helena Lopes de Oliveira tem 24 anos é graduada em Farmácia desde o ano de 2018, pela universidade UNIMETA em Rio branco AC.
Sua recente trajetória profissional teve início já no último ano de graduação, quando começou a trabalhar como atendente de farmácia voluntária, uma vez que, dentre várias tentativas desde o início da graduação, não havia conseguido trabalho remunerado na área, e para adquirir alguma experiência antes de formar, recorreu ao voluntariado nos 3 últimos meses.
Logo que concluiu sua graduação, surgiu a primeira oportunidade de atuar como farmacêutica na mesma drogaria em que a mesma era voluntaria, onde permaneceu durante 01 ano na função de Responsável Técnica.
Em janeiro de 2020, recebeu uma proposta da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Thaumaturgo, para atuar no setor laboratorial e ser responsável pelas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que há no município e ainda dos postos de medicamentos coligados das comunidades ribeirinhas, convite este que aceitou de imediato, pois mesmo já atuando na capital, sempre desejou viver novas e boas experiências fora da zona de conforto.
Em Marechal Thaumaturgo, desde fevereiro deste ano, atua na função de farmacêutica Responsável e também na área de Análises Clínicas e Bioquímica. Atua junto a linha de frente na pandemia de Covid-19, onde se responsabiliza pelas testagens rápidas e coletas de amostras para exames Rt-PCR.
“Neste cenário atual de pandemia, venho vendo e vivendo uma realidade que poucos conhecem, pois por aqui, por se tratar de um município muito distante,isolado, e de poucos recursos, tudo se torna mais difícil, principalmente a aquisição de insumos para realizar o trabalho necessário, pois só se chega aqui, por água, ou ar, por isso, tem que haver uma programação bem mais antecipada e rigorosa, para que não falte testes, insumos, medicamentos etc.” pontua a farmacêutica.
Seu trabalho vem sendo desempenhado com êxito, mesmo com esses altos e baixos.
“Atuar na saúde pública não é fácil, seja lá onde for, é um trabalho que precisa ser desempenhado com muita atenção, cautela, disciplina e muita responsabilidade, um grande desafio, e para mim algo novo, que exige muita coragem, força de vontade e determinação, e também muito amor pela profissão linda que escolhi, pois além de desafio, considero como uma grande conquista que se concretizou. Escolhi estar aqui, aceitei o desafio com o coração aberto, sabendo que poderia e posso contribuir muito com o município e lutar para que sempre haja o que a população realmente precisa. Gratidão ao meu conselho CRF/AC, que desde o início me apoiou e me incentivou https://masterra.com/ a realizar um bom trabalho neste município isolado que tanto necessita de trabalho qualificado, e pelo tal reconhecimento, grata também a Secretaria Municipal de Saúde, pois desde sempre, atende minhas solicitações como profissional, favorecendo e colaborando para que o trabalho caminhe da melhor maneira e assim seguirmos com grandes melhorias!” conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *