FARMÁCIAS DE CRUZEIRO DO SUL TERÃO QUE TER FARMACÊUTICOS POR OITO HORAS

A partir de abril, as farmácias e drogarias de Cruzeiro do Sul, terão que manter farmacêuticos por oito horas atendendo os consumidores. Atualmente esse tempo é de seis horas. Esse foi uma das pautas da Plenária Itinerante realizada em Cruzeiro do Sul pelo Conselho Regional de Farmácia do Acre CRFAC, nesta sexta feira no auditório do Labsul, que contou com grande presença de farmacêuticos, técnicos e empresários do setor farmacêutico.

A expansão da Assistência Farmacêutica nas farmácias de Cruzeiro do Sul, mais uma conquista do CRFAC, passa a valer a partir de 26 de abril e haverá fiscalização do CRFAC.

A farmacêutica Lauane Cunha elogia a atuação do CRFAC para garantir mais esse avanço para a categoria. Ela cita também a maior aproximação dessa gestão do CRF com os farmacêuticos que atuam no interior do Acre. “O Conselho, que agora atua em todo o Acre, sabe das nossas necessidades, bem como da população, que tem direito a Assistência Farmacêutica por um tempo maior, porque há medicamentos, que só nós farmacêuticos, podemos dispensar para a população”, explica.

Para o empresário do setor farmacêutico, José de Oliveira Freitas, “ é importante a presença do farmacêutico um maior tempo sim nas farmácias, porque isso garante maior segurança para o estabelecimento. Além dos medicamentos restritos somente á ele, há também casos em que o paciente chega com uma receita que temos por exemplo o genérico e aí o farmacêutico pode fazer essa mudança para outro que seja igual ao que foi prescrito pelo médico, assim não perdemos vendas”.

João Vitor Italiano Braz, presidente do CRFAC, destaca que a expansão da Assistência Farmacêutica, para Cruzeiro do Sul, é mais um avanço do Conselho, que recentemente conseguiu também a determinação da justiça do Trabalho, de que os farmacêuticos de todo o Acre, só atuem com Carteira de Trabalho assinada. “Nesse caso de Cruzeiro do Sul, todos ganham com mais horas de Assistência Farmacêutica. Aqui além da população da cidade, tem muitos ribeirinhos e pessoal de zona rural, que corria o risco de viajar horas querer comprar um medicamento e não poder pela falta de um farmacêutico. Serão oito horas de atendimento e caberá aos empresários, providenciar quadro de profissionais suficientes para atender as oito horas. Esta é a segunda Plenária Itinerante que realizamos aqui e vamos seguir avançando”, conclui João Vitor.

FARMÁCIAS DE CRUZEIRO DO SUL TERÃO QUE TER FARMACÊUTICOS POR OITO HORAS